Atividade Física na Terceira Idade

A atividade física na terceira idade tem sido considerada um importante componente de um estilo de vida saudável, devido particularmente a sua associação com diversos benefícios para a saúde física e mental.

A população está crescendo no Brasil e no mundo. Com o aumento da expectativa de vida, houve crescimento da população de pessoas de maior idade que estão sentindo a necessidade de seguir um programa adequado de atividades físicas para a manutenção da saúde.

O exercício físico é benéfico em todas as idades, auxiliando sempre na manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Com o tempo, tem-se uma perda significativa, de todas as capacidades motoras, tais como: Flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, força, além de uma grande perda da massa muscular e óssea resultando assim em um aumento da gordura corporal.

A atividade física na terceira idade entra como um elemento indispensável, para retardar o processo de envelhecimento.

Benefícios dos exercícios para a 3ª idade

  • Autonomia e bem-estar;

  • Aumento da massa muscular e óssea;

  • Redução adiposa;

  • Estimulo ao metabolismo;

  • Combate ao processo inflamatório;

  • Melhora das capacidades funcionais;

  • Bem-estar físico e psicológico;

  • Estimula aspectos cognitivos (atenção, memoria e percepção);

  • Redução de doenças…

E aprimoramento das qualidades que permitem realizar conforto, e independência nas atividades diárias…

Além de proporcionar um melhor convívio social, melhor interação para desenvolver atividades culturais e recreativas e envolvimentos em projetos para idosos potencializando assim um envelhecimento ativo!

Exercícios para Idosos:

A atividade física escolhida deverá ser a que lhe de mais prazer e satisfação, e deverá ser incluída em sua rotina diária, e praticada com regularidade, os exercícios devem ser iniciados após uma avaliação médica e deve ser acompanhado por um profissional de educação física.

As atividades deverão ser praticadas com roupas confortáveis, calçados adequados, em academias, clubes, ao ar livre e dentro do limite individual de cada um.

Exemplos de atividade física na 3a idade:

  • Alongamentos

  • Dança

  • Aeróbico de baixo impacto (Bike, esteira)

  • Musculação especializada

  • Yoga

  • Pilates

  • Caminhadas

  • Atividades Lúdicas e recreativas

  • Ginástica geral.

Importância do alongamento para Idosos:

Os alongamentos são de suma importância, para prevenção de lesões, e para o ganho de amplitudes dos idosos. Devendo ser priorizados durante o programa de exercícios.

O alongamento praticado regularmente traz muitos benefícios e bem-estar! Seu corpo agradece!

Alimentação para Idosos:

Mudanças fisiológicas provocadas pelo envelhecimento, faz com que os idosos, tenham alterações em seu estado de nutrição, e aliado ao exercício, faz se necessária uma dieta e nutrição adequada e especifica para esse grupo.

Algumas dicas para uma boa alimentação

  • Diminuir o consumo de sal e açúcar.

  • Ingerir bastante água

  • Mastigar bem os alimentos

  • Fracionar as refeições

  • Evitar alimentos refinados

  • Ingerir frutas, legumes e verduras…

É importante ressaltar a importância da realização de exames, para controles nutricionais, e de ordem fisiológicas, tais como diabetes, colesterol, triglicérides, tireoide, hormonais, doenças cardíacas…

A vida longa e saudável é uma conquista que está cada vez sendo alcançada por pessoas que cuidam da saúde por “inteiro”.

Fazendo escolhas saudáveis, os idosos, terão uma velhice confortável!


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