A importância da vacinação (em todas as idades).

Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças e de suas complicações.

A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina, são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.

Graças à vacinação, houve uma diminuição de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos – como sarampo, poliomielite. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.

Vacinas são seguras e eficazes

Toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, garantindo sua segurança. Elas também passam pela avaliação de institutos reguladores rígidos. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais leves depois de tomarem uma vacina, como dor no local da injeção e febre baixa.

Vacinas certas para cada fase

Além de levar os filhos para serem vacinados, é fundamental ficar atento para quais você deve tomar. O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos, e ainda para gestantes.

Para mais informações procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa.

Quer saber mais sobre vacinação? Nos siga em nossas redes sociais.


Todos os Direitos Reservados Imodernizar - Criado por Jogue Duro Comunicação