A obesidade na infância compromete a saúde.

A obesidade infantil pode afetar a saúde das crianças para o resto de suas vidas e está associada à obesidade na idade adulta e aos diversos problemas de saúde daí resultantes. Entender bem as causas e as consequências dessa problemática é importante para conseguir agir de forma preventiva.

A primeira linha de tratamento deve ser a prevenção da obesidade na infância. Os pediatras devem encorajar, apoiar e proteger o aleitamento materno, incentivar hábitos alimentares saudáveis e atividade física, e recomendar limitações na exposição à televisão. Também devem ser defensores da prevenção da obesidade, por meio da identificação e do foco em pessoas influentes para a educação sobre obesidade, e pela alocação de recursos na prevenção da obesidade infantil.

A melhor estratégia de tratamento parece ser uma abordagem multidisciplinar do problema, envolvendo diferentes especialistas de todas as áreas. Além disso, para a obtenção de resultados bem sucedidos, é absolutamente necessário o acompanhamento frequente de pacientes obesos.

É necessário investir em uma alimentação de frutas, legumes e vegetais, optar por alimentos integrais aos refinados, evitar alimentos como bolachas ou pratos prontos (ricos em sódio, açúcar e gorduras), limitar o consumo de bebidas industrializadas, reduzir ou eliminar as idas a restaurantes do tipo fast food e servir porções adequadas, sem exageros.


Todos os Direitos Reservados Imodernizar - Criado por Jogue Duro Comunicação